Amagrama

A Associação de Moradores e Amigos da Grama (AMAGRAMA) iniciou suas atividades no dia 27 de outubro de 1988, no galpão do Sr. Didico Gomes, no bairro da Grama. Tal iniciativa resultou na realização de um velho sonho dos moradores, que é dotar o bairro da Grama de um local amplo em que toda a família possa se reunir na busca do fortalecimento da vida comunitária, além da prática do lazer e esporte saudáveis.

Muito tem sido feito neste sentido, como festas juninas, desfiles de beleza, gincanas, almoços, bailes, etc. Iniciativas outras como negociações junto à Cia. Força e Luz Cataguases Leopoldina, SELT e TOPCEM ENGENHARIA para a extensão de rede elétrica nas Ruas Eleutério Costa e Rita V. Lima.
Vale citar também a mobilização no sentido de se ajudar pessoas necessitadas a realizarem tratamento de saúde, e adquirirem pernas mecânicas, iniciativas como a parceria no programa Blocos de cimento p/moradores de baixa renda, além de inúmeros expedientes junto à Prefeitura e outras instituições como Telemig, Empresa Unida, etc., sempre buscando melhorias para a comunidade da Grama.
No ano de 1996, a diretoria da entidade conseguiu um feito memorável: adquiriu o terreno com cerca de 3.000 m2 (três mil metros quadrados) de área, pelo preço de 5.000,00 (cinco mil reais) dos herdeiros do Loteamento Teixeira de Melo, registrado no cartório de documentos de Ubá, sob o nº 201/20.642. Em 1997, graças à ajuda do então candidato a Dep. Estadual, Dirceu dos Santos Ribeiro, foi realizado o serviço de terraplenagem do terreno.
Muita ousadia e trabalho foram empregados na construção da sede da citada instituição, dotada de uma área coberta por estrutura metálica de 440 m2 (quatrocentos e quarenta metros quadrados), constituída de uma cozinha, sanitário feminino e masculino e uma com frente para a Rua João Modesto de Oliveira, B. Teixeira de Melo.
Toda a comunidade tocantinense tem sido beneficiada com a utilização do citado espaço, dotado de toda a infraestrutura adequada p/recepções festivas.
Em setembro de 2002, foi construída, pela Prefeitura, em terreno cedido pela Amagrama (fato incomum, já que a maioria das entidades é que recebe tal doação do poder público) a quadra poliesportiva, com recursos do Ministério dos Esportes, liberados graças a uma emenda orçamentária do Dep. Federal Bonifácio Andrada, a pedido do Dep. Est. Toninho Andrada e do Vereador Tutim.
No ano de 2005, também graças a uma emenda do Dep. Toninho Andrada, a entidade conseguiu uma verba de cinco mil reais junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e de Esportes (SEDESE), que ajudou a custear as obras de melhoria na sede.
No ano de 2007, graças a uma emenda orçamentária estadual, no valor de 15.000,00 (quinze mil reais), feita pelo Deputado Padre João, a diretoria da entidade iniciou as obras de conclusão do piso, construção de banheiros, bilheteria, sala de costura e pintura de toda a sede.
Neste mesmo ano, a Administração Municipal efetuou a colocação da cobertura metálica e as obras de conclusão do piso da quadra poliesportiva, graças a uma verba de 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) do orçamento do Estado de Minas Gerais, conseguida através dos vereadores Tereco, Nedinho e Lulú.
Em setembro de 2008, a diretoria da entidade inaugurou o campo de futebol society, que vem sendo utilizado por inúmeros praticantes desta apaixonante modalidade esportiva, que empolga milhões de brasileiros.
No ano de 2014, a instituição recebeu o recurso de 15.000,00 (quinze mil reais), pelo conv. 448/2013, oriundo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDESE), através de emenda orçamentária do Dep. Lafayete Andrada, atendendo a uma solicitação do vereador Adriano Amaro (Adriano 28) que foi empregado na compra de sete máquinas de costuras para o Projeto Social Costurama.
Até o ano passado, a instituição recebia subvenção social p/ajuda na manutenção das atividades desenvolvidas pela mesma, através de convênios anuais o que proporcionou a implementação dos oito projetos sociais, a saber: Capoeira, Escola de Esportes, Música & Violão, voltados p/crianças e adolescentes e os de Dança de Salão, Zumba, Beleza Pura, Ginástica & Alongamento e Costurama, voltados para o público adulto.
A partir deste ano de 2017, a instituição, como todas as demais, está se adequando às exigências da Lei nº 13.019, de 31 de Julho, de 2014 (MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), para a retomada do recebimento de subvenções do Poder Público.
Através do recente processo de Chamamento Público nº 002/2017, foi firmado o Termo de Colaboração entre o município de Tocantins e a Amagrama, visando a prestação de serviços sócio-assistenciais de Proteção Social básica.
Está previsto o repasse de oito parcelas de quatro mil reais, totalizando o valor de 32.000,00 (trinta e dois mil reais), durante o presente ano.

Também, neste ano de 2017, a Prefeitura de Tocantins, através do Depto. de Assistência Social, em uma parceria com a Amagrama, implantou uma unidade do CRAS, que já está funcionando na sede desta entidade, oferecendo a toda comunidade os serviços de BPC, Cadastro Único, oficinas de gastronomia, Modelagem, Música & Violão, Manicure, Artesanato e Atividades Esportivas.

Vale ressaltar o importantíssimo trabalho do Sr. Adriano Teodorico, que vem desempenhando um importante trabalho voluntário, ministrando aulas de futsal masculino nas tardes de sábados e domingos.

Diretoria/AMAGRAMA – Ano de 2017